Plataforma de Monitoramento

Desde 2015, a plataforma de monitoramento migrou para o Sistema dos Indicadores Ethos. Desde então, as empresas signatárias do Pacto precisam preencher, o Guia Temático dos Indicadores Ethos “Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção”, um conjunto de 14 indicadores que serve de ferramenta para as empresas avaliarem e aprimorarem seus programas de integridade e que trata dos compromissos expressos no termo de adesão do Pacto Empresarial pela Integridade.

Se você ainda não teve oportunidade de conhecê-lo clique aqui. O Guia atualiza e incorpora à antiga plataforma as recentes mudanças que ocorreram na legislação, conversando com outras iniciativas propositivas nesse campo, como o Cadastro Empresa Pró-Ética.

 

A importância da ferramenta do Guia Temático 

v  Apresenta um caminho para empresas que desejam ter uma gestão ética e transparente;

v  É um aprimoramento da ferramenta antiga para o monitoramento dos compromissos assumidos no Pacto Empresarial Pela Integridade e Contra a Corrupção;

v  Funciona como preparação para o cadastro Empresa Pró-Ética;

v  É aprofundamento temático do Guia Abrangente do Indicadores Ethos.

 

Sobre o Guia Temático

O monitoramento do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção passa a ser integrado à metodologia já consolidada dos Indicadores Ethos, em sua nova geração. Essa integração também é útil para as empresas que ainda não são signatárias do Pacto, uma vez que podem usar este documento como um guia de aprofundamento temático. O desenvolvimento do guia contou com a participação das empresas e organizações signatárias e dos membros do Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, com o desafio de aperfeiçoar e adequar a plataforma de monitoramento à legislação atual – principalmente com a Lei Anticorrupção e o Cadastro Empresa Pró-Ética (iniciativa instituída pela Controladoria-Geral da União – CGU e o Instituto Ethos). Mais do que uma ferramenta de monitoramento do pacto, o Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção é uma ferramenta de gestão das práticas de integridade empresarial que apresenta um caminho para as empresas que desejam ter uma gestão socialmente responsável ou se preparar para integrar o Cadastro Empresa Pró-Ética. Ressaltamos também que a assinatura do Pacto e estar em dia com seu monitoramento é requisito obrigatório de avaliação das empresas para a adesão ao Cadastro Empresa Pró-Ética.

 

GT Pacto pela Integridade e contra a Corrupção

O Grupo de Trabalho do Pacto pela Integridade e Contra a Corrupção foi criado em 2007, pelas mesmas entidades que instituíram o Pacto. Este GT se encontra mensalmente na sede do Instituto Ethos.

O GT tem por objetivo promover a troca de experiências entre as empresas signatárias, por exemplo sobre ações de implantação dos sistemas de integridade (compliance) e de gestão de risco. O grupo também propõe caminhos para o aperfeiçoamento das políticas públicas de promoção da integridade e da transparência. Portanto, o GT promove um espaço de ação coletiva para as empresas associadas do Instituto Ethos e signatárias do Pacto.

Se a empresa é signatária do Pacto pela Integridade, para participar do GT basta se associar ao Instituto Ethos.

 

As empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e contra à Corrupção e não associadas ao Instituto Ethos terão o uso limitado do sistema, com acesso apenas ao Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção.

 

Dúvidas?

Entre em contato com a Secretaria Executiva do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, no telefone (11) 3897-2400 ou envie sua mensagem para secretaria.integridade@ethos.org.br. Caso tenha dúvidas sobre os Indicadores Ethos contate a Equipe Indicadores Ethos pelo e-mail indicadores@ethos.org.br.