Como acontece

Com o propósito de desenvolver estratégias para apoiar empresas signatárias do Pacto a implementar políticas de promoção da integridade e combate à corrupção o projeto Empresa Limpa instituiu o Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção (GT)  que mobiliza empresários, executivos e dirigentes de empresas e entidades empresariais, reforçando o papel do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção.

O GT, formado por empresas e organizações signatárias, se reúne mensalmente.

A adesão ao Pacto pela Integridade e Contra a Corrupção pela empresa representa seu compromisso com os princípios do Pacto e sua concordância com as orientações estabelecidadas para sua permanência como uma empresa signatária.

As empresas signatárias se comprometem, como parte do processo de assinatura, a participarem da Plataforma de Monitoramento do Pacto.

Etapas fundamentais do processo são:

  • 1 - Cadastro e preenchimento da plataforma virtual de monitoramento
    • A organização deve realizar com atenção a leitura do texto do Pacto, como foco nos compromissos que estão sendo assumidos, definir o profissional da empresa que será responsável pela assinatura do Pacto e comprometer-se com o preenchimento da avaliação e envio de evidências no prazo máximo de 60 dias.
  • 2 - Acompanhamento e avaliação da evolução das empresas signatárias
    • Para manter a adesão, a organização signatária deve alimentar dados referentes ao Pacto anualmente, para que se faça um acompanhamento do conjunto das organizações signatárias. Em cada atualização a organização obter seu nível de adesão ao Pacto, numa análise comparativa com as demais organizações de mesmo porte ou região, podendo assim traçar suas próprias metas de evolução no temas relacionados à integridade.

Veja a lista de empresas signatárias